EEM PROFESSORA MARIETA SANTOS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - LIE
1.
APRESENTAÇÃO:
O projeto foi inspirado no filme “Escritores da Liberdade,”
cuja trama provoca a discussão sobre as possibilidades da educação frente à
conquista da autonomia e da liberdade pelos indivíduos.
No filme em questão, nos Estados Unidos, aparentemente a
terra da liberdade, o que existe, na verdade, são territórios restritos,
demarcados por cada etnia aí representada, compondo um caldeirão
étnico-cultural em constante ebulição.
Respeitadas as
diferenças, o mesmo ocorre no nosso país, que se não bastassem os conflitos sociais,
ainda estamos vivenciando
por uma séria crise sócio-política em que se discutem valores/contra valores e
capacidade de entendimento do contexto social em que vivemos.
Todo esse contexto coincide com as intenções pedagógicas e
realidades sociais que encontramos no ensino e no ambiente escolar da nossa
escola.
2.
JUSTIFICATIVA:
A escola tem um compromisso de ensinar e
orientar buscando reflexões sobre o próprio contexto do aluno e assim
encaminhando-os para o pleno exercício da cidadania, visto que através desta
conquista haverá a busca pela autonomia.
É necessário, cremos que todos devem ponderar
sobre questões e situações do mundo real que afetam a coletividade e que
colocam barreiras e criam problemas a nossa existência. Da mesma forma,
enquanto não nos preocuparmos, de fato, uns com os outros, iniciando essa ação
a partir das pessoas que nos são mais próximas e presentes, como podemos
imaginar que as questões globais poderão ser resolvidas?
Escritores da Liberdade nos mostra como as palavras podem
emancipar as pessoas e de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são
as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.
Diante da interação e
da autonomia dada pela leitura, nos propomos a trabalhar com os gêneros
textuais como instrumentos pedagógicos na construção de um leitor ativo e
reflexivo. Esses gêneros possuem essas características, pois é uma forma de
fazer a historização de si mesmo (MACHADO, 1998), em que o sujeito se constitui
através da linguagem. Para enfatizar esse caráter de instrumento de ensino aprendizagem
os gêneros assumem um instrumento para a construção de práticas de linguagem,
como é o “Diário dos Escritores da Liberdade” na formação dos alunos escritores
e leitores.
Tendo em vista o uso do
laboratório de informática educativa na inclusão digital e o apoio pedagógico
aos alunos da Escola de Ensino Médio Professora Marieta que surgiu a
necessidade de trabalhar a temática O jovem e o Mundo que viabilizou o “Projeto
Jovem Escritor Digital” que foi criado com a finalidade de produzir uma coletânea
de textos, desenvolver a escrita e o protagonismo juvenil a partir do
reconhecimento da sua própria história.
3.
OBJETIVO GERAL
Contribuir com a formação de leitores e
escritores da Língua Portuguesa ativos, capazes de produzir textos coerentes,
coesos e adequados ao gênero estudado. Que fortaleça a autoestima do aluno,
proporcionando a formação de um cidadão participativo e envolvido com as
mudanças socioculturais e tecnológicas da sociedade.
3.1.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
! Oportunizar
o estudo de diferentes gêneros textuais e estimular a produção de alguns deles,
como a memória, notícia, poema e a crônica, com o propósito de desenvolver nos
alunos as habilidades de leitura e escrita, bem como proporcioná-los a
oportunidade de manifestar-se intelectual.
! Preparar a escrita dos alunos para o Enem
2015
! Trabalhar,
por meio de questões referentes ao filme, a conscientização dos alunos e a
capacidade crítica com relação à realidade;
! Estimular
o espírito crítico, a concentração e a criatividade;
! Desenvolver
a análise, a interpretação textual e a escrita;
! Desenvolver
o crescimento emocional do aluno e a descoberta de novos valores e competências
pessoais;
! Fomentar
o gosto pela leitura e escrita;
! Desenvolver cidadãos conscientes da
realidade e atuantes na sua comunidade;
! Promover a integração entre a escola
e a família;
! Despertar no aluno o hábito da
escrita livre e monitorada.
! Fazer uso do laboratório de
informática educativa para digitar suas produções no Processador de textos (BrOffice Writer).
4.
METODOLOGIA
Nesse projeto, a
professora de Língua Portuguesa terá a oportunidade de condicionar o educando a
desenvolver a escrita. Isso porque, inicialmente, o educando terá as
orientações necessárias sobre o gênero e o tema a ser trabalhado e através da
pesquisa e do diálogo com seus pais, parentes e vizinhos para, depois, fazer a
produção no papel.
Após o desenvolvimento
das características
do gênero textual a ser trabalhado em sala de aula; produção de textos;
correção das produções por outros alunos da turma. A professora
fará uma análise criteriosa dos textos produzidos. Posteriormente, serão
digitalizadas as produções de textos no Laboratório de Informática Educativa no
processador de textos e depois serão compartilhadas no Google Draw as produções
dos alunos.
No final do corrente
ano terremos a apresentação das cinco (05) melhores produções de cada turma
para montagem de uma coletânea de textos que será apresentado na Formatura dos concludentes
de 2015.
5.
CRONOGRAMA DE AÇÕES:
Nº
|
AÇÕES
|
ESTRATÉGIAS
|
MESES
|
RESPONSÁVEIS
|
01
|
Eu
|
Produção de textos – Gênero:
Memórias
|
Abril
|
Professora: Ana Lúcia e LIE
|
02
|
Minha
família
|
Produção de textos – Gênero: Poema
|
Maio
|
Professora: Ana Lúcia e LIE
|
03
|
Minha
escola
|
Produção de textos – Gênero:
Crônica
|
Junho
|
Professora: Ana Lúcia e LIE
|
04
|
Minha
comunidade
|
Produção de textos – Gênero:
Notícia
|
Agosto
|
Professora: Ana Lúcia e LIE
|
05
|
Juventude
e cultura
|
Produção de textos – Gênero:
Testemunho
|
Setembro
|
Professora: Ana Lúcia e LIE
|
06
|
Comunicação
e tecnologia
|
Produção de textos – Gênero:
História engraçada
|
Outubro
|
Professora: Ana Lúcia e LIE
|
07
|
Mundo
do trabalho
|
Produção de textos – Gênero:
Entrevista de Especialista
|
Novembro
|
Professora: Ana Lúcia e LIE
|
6.
AVALIAÇÃO:
Os alunos serão
avaliados de maneira contínua, ou seja, durante toda a realização do projeto e
também, por meio da participação e dos textos produzidos.
7.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
LAGRAVENESE, Richard. Escritores da Liberdade. [S. l.]:
Paramount Pictures, 2007. 1 vídeo disco (122 min.): color.
MACHADO,
Ana Rachel. O diário de leituras: a Introdução de um Novo Instrumento na
Escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
SCHENEUWLY, B; DOLZ,
J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
SOARES,
Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Educ.
Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002 143. Disponível em
<http://www.cedes.unicamp.br> . Acesso em 30/01/2012.
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