PROJETOS


EEM PROFESSORA MARIETA SANTOS
LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCATIVA - LIE
“Uma Escola para a Juventude.” 


 PROJETO JOVEM ESCRITOR DIGITAL


1.       APRESENTAÇÃO:

O projeto foi inspirado no filme “Escritores da Liberdade,” cuja trama provoca a discussão sobre as possibilidades da educação frente à conquista da autonomia e da liberdade pelos indivíduos.
No filme em questão, nos Estados Unidos, aparentemente a terra da liberdade, o que existe, na verdade, são territórios restritos, demarcados por cada etnia aí representada, compondo um caldeirão étnico-cultural em constante ebulição.
Respeitadas as diferenças, o mesmo ocorre no nosso país, que se não bastassem os conflitos sociais, ainda estamos vivenciando por uma séria crise sócio-política em que se discutem valores/contra valores e capacidade de entendimento do contexto social em que vivemos.
Todo esse contexto coincide com as intenções pedagógicas e realidades sociais que encontramos no ensino e no ambiente escolar da nossa escola.


2.      JUSTIFICATIVA:

A escola tem um compromisso de ensinar e orientar buscando reflexões sobre o próprio contexto do aluno e assim encaminhando-os para o pleno exercício da cidadania, visto que através desta conquista haverá a busca pela autonomia.
É necessário, cremos que todos devem ponderar sobre questões e situações do mundo real que afetam a coletividade e que colocam barreiras e criam problemas a nossa existência. Da mesma forma, enquanto não nos preocuparmos, de fato, uns com os outros, iniciando essa ação a partir das pessoas que nos são mais próximas e presentes, como podemos imaginar que as questões globais poderão ser resolvidas?
Escritores da Liberdade nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.
Diante da interação e da autonomia dada pela leitura, nos propomos a trabalhar com os gêneros textuais como instrumentos pedagógicos na construção de um leitor ativo e reflexivo. Esses gêneros possuem essas características, pois é uma forma de fazer a historização de si mesmo (MACHADO, 1998), em que o sujeito se constitui através da linguagem. Para enfatizar esse caráter de instrumento de ensino aprendizagem os gêneros assumem um instrumento para a construção de práticas de linguagem, como é o “Diário dos Escritores da Liberdade” na formação dos alunos escritores e leitores.
 Tendo em vista o uso do laboratório de informática educativa na inclusão digital e o apoio pedagógico aos alunos da Escola de Ensino Médio Professora Marieta que surgiu a necessidade de trabalhar a temática O jovem e o Mundo que viabilizou o “Projeto Jovem Escritor Digital” que foi criado com a finalidade de produzir uma coletânea de textos, desenvolver a escrita e o protagonismo juvenil a partir do reconhecimento da sua própria história.


3.      OBJETIVO GERAL

Contribuir com a formação de leitores e escritores da Língua Portuguesa ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado. Que fortaleça a autoestima do aluno, proporcionando a formação de um cidadão participativo e envolvido com as mudanças socioculturais e tecnológicas da sociedade.


3.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

! Oportunizar o estudo de diferentes gêneros textuais e estimular a produção de alguns deles, como a memória, notícia, poema e a crônica, com o propósito de desenvolver nos alunos as habilidades de leitura e escrita, bem como proporcioná-los a oportunidade de manifestar-se intelectual.
! Preparar a escrita dos alunos para o Enem 2015
! Trabalhar, por meio de questões referentes ao filme, a conscientização dos alunos e a capacidade crítica com relação à realidade;
! Estimular o espírito crítico, a concentração e a criatividade;
! Desenvolver a análise, a interpretação textual e a escrita;
! Desenvolver o crescimento emocional do aluno e a descoberta de novos valores e competências pessoais;
! Fomentar o gosto pela leitura e escrita;
! Desenvolver cidadãos conscientes da realidade e atuantes na sua comunidade;
! Promover a integração entre a escola e a família;
! Despertar no aluno o hábito da escrita livre e monitorada.
! Fazer uso do laboratório de informática educativa para digitar suas produções no Processador de textos (BrOffice Writer).


4.      METODOLOGIA

Nesse projeto, a professora de Língua Portuguesa terá a oportunidade de condicionar o educando a desenvolver a escrita. Isso porque, inicialmente, o educando terá as orientações necessárias sobre o gênero e o tema a ser trabalhado e através da pesquisa e do diálogo com seus pais, parentes e vizinhos para, depois, fazer a produção no papel.
Após o desenvolvimento das características do gênero textual a ser trabalhado em sala de aula; produção de textos; correção das produções por outros alunos da turma. A professora fará uma análise criteriosa dos textos produzidos. Posteriormente, serão digitalizadas as produções de textos no Laboratório de Informática Educativa no processador de textos e depois serão compartilhadas no Google Draw as produções dos alunos.
No final do corrente ano terremos a apresentação das cinco (05) melhores produções de cada turma para montagem de uma coletânea de textos que será apresentado na Formatura dos concludentes de 2015.


5.      CRONOGRAMA DE AÇÕES:

AÇÕES
ESTRATÉGIAS
MESES
RESPONSÁVEIS
01

Eu
Produção de textos – Gênero: Memórias
Abril
Professora: Ana Lúcia e LIE
02
Minha família
Produção de textos – Gênero: Poema
Maio
Professora: Ana Lúcia e LIE
03
Minha escola
Produção de textos – Gênero: Crônica
Junho
Professora: Ana Lúcia e LIE
04
Minha comunidade
Produção de textos – Gênero: Notícia
Agosto
Professora: Ana Lúcia e LIE
05
Juventude e cultura
Produção de textos – Gênero: Testemunho
Setembro
Professora: Ana Lúcia e LIE
06
Comunicação e tecnologia
Produção de textos – Gênero: História engraçada
Outubro
Professora: Ana Lúcia e LIE
07
Mundo do trabalho
Produção de textos – Gênero: Entrevista de Especialista
Novembro
Professora: Ana Lúcia e LIE


6.      AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados de maneira contínua, ou seja, durante toda a realização do projeto e também, por meio da participação e dos textos produzidos.


7.      REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

LAGRAVENESE, Richard. Escritores da Liberdade. [S. l.]: Paramount Pictures, 2007. 1 vídeo disco (122 min.): color.

MACHADO, Ana Rachel. O diário de leituras: a Introdução de um Novo Instrumento na Escola. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

SCHENEUWLY, B; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

SOARES, Magda. Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002 143. Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br> . Acesso em 30/01/2012.


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