quarta-feira, 8 de abril de 2015

POLÍMEROS - AULA DE CAMPO


     Os polímeros, conhecidos popularmente como plásticos, vem, cada vez mais, aumentando o problema com o lixo e seu descarte. Garrafas de refrigerante, sacolas plásticas, fraldas e absorventes geram milhões de toneladas de lixo por ano.
     Diante de tal impacto foi preciso pensar em atitudes que não se resumam na leitura e interpretação de dados estatísticos. É preciso atitude. Pensando nisso foi proposto uma gincana para coleta seletiva de polímeros como: PET. PC, PVC e "plástico filme", aos alunos das 3ª séries de Ensino Médio.





     Esse material, será vendido e o dinheiro, convertido em reagentes para o laboratório de ciências da escola. Para maior sensibilização, a equipe que arrecadasse mais materiais faria uma visita a locais relacionados ao assunto. 

DESCASO TOTAL
     

     Visitamos o lixão e lá podemos ver o tamanho do descaso com o lixo produzido na cidade. Caminhões e mais caminhões superlotando um espaço e expondo o "lixo a céu aberto" sem cuidado algum com o solo e água.

RECICLAR COMO FORMA DE REMEDIAR UM PROBLEMA



     Também visitamos uma indústria de fabricação de tubulações e madeiras a partir de material reciclado. Nessa visita os alunos puderam acompanhar a produção por etapas: lavagem de materiais, trituração, transformação em granulados e, por fim, formação do produto final.

MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR




     Visitamos a indústria RUAH, na cidade de Marco CE, mais especificamente o setor de espumas. Nessa oportunidade, além de presenciarem a produção, os alunos tiveram uma aula de sustentabilidade, pois uma das preocupações da indústria trata-se no respeito ao meio ambiente e na produção ZERO de lixo.  
     Agradeço a todos que ajudaram de alguma forma na execução dessa atividade: Indústria Ruah, Loro, Secretaria de Transporte, laboratório de ciências, na coordenação do prof Francigleison, Direção e Coordenação da escola, e aos alunos pelo empenho e participação nas atividades.

OUTRAS IMAGENS:
    







Professor Fabiano Araújo 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

QUÍMICA E INFORMÁTICA UMA FORMA DE ENSINAR

INFORMÁTICA E APRENDIZAGEM

Utilizo desse "post" para relatar a experiência que tive com as turmas de 3º ano da Escola Marieta Santos junto ao laboratório de informática da escola, na coordenação dos professores Luís Vongesse e Geana Vasconcelos.
Para iniciar os estudos sobre polímeros pedi aos alunos que respondessem umas perguntas, com auxílio da Internet, sobre o assunto (em forma de pesquisa direcionada, visto que os alunos poderiam se perder diante de tantas abas que o mesmo encontra durante uma pesquisa vaga/sem orientação). Muito bom para se criar conceitos introdutórios e indispensáveis no processo de construção do conhecimento.
Depois da pesquisa foi possível fazer um debate sobre o que foi encontrado para darmos continuidade aos estudos. Desde já agradeço aos professores coordenadores do LIE e aos alunos envolvidos na atividade.
Utilizar de novas tecnologias em sala não é mais uma questão de opção, mas sim, adequação. As tecnologias fazem parte de um contexto e deixa de ser vista como um acessório/enfeites para nossas aulas.




Encerramento das comemorações dos 39 anos da EEM Professora Marieta Santos.

Para finalizarmos, as comemorações alusivas aos 39 anos da Escola de Ensino Médio professora Marieta Santos. Realizamos um jantar no dia 30/03/2015, com os alunos da EJA, foram momentos inesquecíveis para todos nós enquanto Núcleo Gestor, Coordenação Pedagógica, Professores, auxiliares em geral e comunidade local e alunos.